Bonito, MS: mergulho na Lagoa Misteriosa

Assim como o Buraco das Araras e a flutuação no Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa não é em Bonito, mas em Jardim, município ao lado. Contudo, pelo fato de Bonito ser o point do turismo ecológico na região, o passeio é vendido nas agências de lá.

BonitoComo eu falei nesse post, o Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Buraco das Araras ficam próximos e vale a pena tentar fazer todos no mesmo dia – basta agendar com antecedência para encaixar os horários. O nosso dia foi assim: Flutuação Rio da Prata (8h30) – Almoço – Mergulho na Lagoa Misteriosa (14h00) – Buraco das Araras (16h40). Deu para aproveitar tudo sem estresse.

A Lagoa Misteriosa está na mesma propriedade do Rio da Prata, a Fazenda Cabeceira da Prata.

A Lagoa

Bonito
Vista do mirante

A Lagoa Misteriosa está dentro de uma dolina, formação geológica semelhante ao Buraco das Araras. Ela é , praticamente, uma caverna inundada – considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil. Contudo, sua profundidade exata ainda é desconhecida. Sabe-se que ela possui mais de 220 metros de profundidade, de acordo com o registro feito pelo mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

A água da Lagoa é totalmente transparente. Isso se deve à preservação da mata nativa, ao calcário e magnésio – o conjunto desses elementos torna a água cristalina e dá a ela o forte e maravilhosos tom de azul.

Saiba mais sobre a Lagoa Misteriosa aqui e aqui .

Modalidades de Passeio

  • Flutuação
  • Mergulho de batismo: 8m
  • Mergulho básico: 18m
  • Mergulho avançado: 25m
  • Mergulho técnico: 60m

Não é necessário ter curso de mergulho para mergulhar na Lagoa Misteriosa, dessa forma, é possível optar pelo Mergulho de Batismo (8m).

Bonito

Atração Sazonal

A Lagoa Misteriosa é um atrativo que não funciona durante o ano inteiro. Entre meados de Outubro e Abril as atividades de flutuação e mergulho de batismo são suspensas por conta da proliferação de algas, processo natural que faz com que a água da Lagoa fique turva e passe a ter uma coloração esverdeada.

Contudo, para mergulhadores certificados, a Lagoa Misteriosa fica aberta durante todos os meses do ano.

De acordo com o site da Lagoa Misteriosa “devido às variações climáticas que ocorrem anualmente, não é possível ter uma confirmação 100% segura sobre o ciclo das algas”. Portanto, o passeio está sujeito a cancelamento.

Receptivo

O receptivo da Lagoa Misteriosa fica na Fazenda Cabeceira da Prata, pertinho da sede do Recanto Ecológico Rio da Prata, mas é necessário ir de carro.

Como fizemos a flutuação pelo Rio da Prata de manhã e depois almoçamos no Recanto Ecológico, pegamos o equipamento por lá e já fomos vestidos para a sede da Lagoa Misteriosa.

O receptivo da Lagoa é um quiosque, que acopla lojinha, bar e recepção, além de vestiários feminino e masculino e banheiros. É pequeno, mas há o necessário. Assim que chegamos a simpática funcionária pediu que preenchêssemos uma ficha com informações de seguro e saúde.

Equipamento e recomendações

Como já disse, pegamos o equipamento no Recanto Ecológico Rio da Prata e nos vestimos por lá.

A Lagoa Misteriosa fornece: roupa de neoprene (5mm), bota de neoprene, máscara e scuba (aparato para respiração) ou snorkel, no caso da flutuação.

O neoprene é um material próprio para atividades na água, pois faz com que você boie e protege seu corpo da temperatura da água.

A primeira coisa que o guia fala antes de todo mundo colocar a roupa é “faça xixi agora”. Isso porque se você fizer xixi no neoprene ele vai ficar “grudado” ali e o cheiro vai impregnar – imagina alguém colocar isso depois (uuurghh). Então, faça xixi antes de vestir o neoprene, principalmente as mulheres, pois para os homens é bem mais prático. O ideal é colocar a roupa de neoprene por cima das roupas de banho (biquíni/ maio/ sunga).

Dica: logo depois que vestir o neoprene peça para alguém assoprar as suas mangas, pois isso ajuda a roupa a se ajustar no seu corpo. Outra coisa que você pode fazer é tomar uma ducha, visto que o neoprene esquenta e a água refresca, isso também faz com que a roupa fique um pouco mais confortável e ajuda a afastar os mosquito e pernilongos ao longo da trilha.Bonito

Muitas pessoas consideram a respiração com o snorkel difícil, e de fato é. Contudo, respirar com o scuba não é a mesma coisa, na verdade, é muito mais simples e tranquilo – você inspira e expira pela boca. Então, não se preocupe com isso durante o mergulho.

Equalização: é se ajustar à pressão da água durante o mergulho. É recomendado que isso seja feito cada vez que vamos mais fundo. Porém, o seu próprio corpo indica quando  deve ser feito – você sente uma dorzinha no ouvido. Basicamente, você deve segurar o nariz e “espirrar” para equalizar.

Tanto na sede da Lagoa Misteriosa quanto no Recanto Ecológico, o pessoal já pede para não passar protetor solar ou repelente. Afinal, o material desses produtos é um mega agressor para as águas cristalinas da região. Imagina a poluição que seria se todo mundo que fosse fazer o passeio passasse repelente e filtro?

O passeio

Logo depois que preenchemos os papéis, um guia chegou e forneceu algumas explicações sobre a Lagoa Misteriosa a partir de um mapa. Ele falou sobre a profundidade desconhecida da Lagoa e sobre como ele havia sendo explorada ao longo dos anos.

Depois, deixamos a sede e começamos a trilha, que fica logo atrás. Ao longo do caminho o guia falou mais sobre a Lagoa e sobre a vegetação da região. Essa trilha foi bastante íngreme e cheia de pernilongos! O percurso não foi longo e em pouco tempo chegamos num mirante. De lá temos a primeiro visão da Lagoa Misteriosa e da dolina de 75 metros de profundidade onde ela se encontra.

Assim que colocamos os olhos na Lagoa, com sua cor incrivelmente azul, já bate uma vontade enorme de se jogar na água! A vegetação nativa no entorno da dolina dá à Lagoa um formato diferente e deixa a visão de cima ainda mais incrível. Ficamos uns 2 ou 3 minutos por lá enquanto o guia falava mais um pouco sobre a dolina.

Então, partimos para a descida dos 179 degraus de madeira, ao lado do mirante. O cansaço da descida ( e o da subida na volta) vale, e muito, a pena.

O mergulho

O fim da escadaria é em um deque, onde estão os equipamentos, como scuba, máscara e snorkel. Lá encontramos outros dois guias, que também nos acompanhariam durante o passeio, preparando o equipamento. Enquanto isso, o guia que nos acompanhou começou a passar instruções de mergulho: o que era cada parte do equipamento, como era feita a comunicação, quais sinais deveríamos fazer, como se portar e como equalizar (se ajustar a pressão da água) ou retirar água de dentro da máscara. O guia deixou tudo muito claro em relação à segurança e como proceder durante o mergulho – foi 100% confiante!

Explicação concluída, fomos paramentados. O equipamento de mergulho é bastante pesado fora d´água! Enquanto os guias ajeitavam o scuba em cada um, eles iam nos explicando um pouco mais sobre o equipamento. Descemos da plataforma e colocamos os pés no deque da água – a temperatura da Lagoa Misteriosa não é baixa, na verdade, é bem agradável. Enquanto esperávamos os guias pegarem as máscaras e nadadeira, já sentíamos os lambaris bicando as nossas pernas.

Os guias entraram na água e, enquanto colocavam as nadadeiras na gente, nós limpávamos as máscaras com aquela cuspida básica :p . Então, eles pediram para nós segurarmos na borda da plataforma superior e colocarmos a cabeça na água – para acostumar com a respiração, checar se a máscara estava bem ajustada e praticar o bater de pernas. Todo esse treinamento foi feito de costas para a Lagoa pela seguinte razão: se as pessoas colocam a cabeça na água pela primeira vez de frente para a Lagoa e se deparam com o buracão que ela é acabam, infelizmente, desistindo do passeio.Bonito

Finalmente, chegou a parte mais esperada de tudo isso: mergulhar! Cada guia pegou duas pessoas pelo braço e afundou. A primeira coisa que vemos é, de fato, um buracão incrivelmente azul e cristalino – é praticamente impossível de descrever o mundo da Lagoa Misteriosa. Acredito que surreal, incrível, impressionante e misteriosa são boas palavras.

Ao longo do mergulho, o guia ia perguntando se estava tudo ok, indicava coisas interessantes de se ver e pedia para equalizarmos sempre que íamos mais fundo. Ele estava atento a todo instante – foi 10!

Durante o passeio um dos mergulhadores tirou várias fotos do grupo e fez pequenas filmagens também – o pen drive com esse material pode ser adquirido na sede da Lagoa Misteriosa.

O Mergulho de Batismo teve duração de 30/40 minutos e nesse tempo demos algumas voltas e paramos nos dois poços da Lagoa Misteriosa. Foi incrível, uma das melhores experiências que tive na vida. O mais legal de tudo é que senti segurança e confiança do pessoal da Lagoa o tempo inteiro!Bonito

Dentro da Lagoa Misteriosa:

  • Tente ver o Mussum – um peixe que parece uma cobrinha; ele fica nas pedras laterais da Lagoa.
  • Não deixe de observar os peixinhos prateados brilhando nos troncos ou pedras da Lagoa – parecem pisca-pisca.
  • Olhe para baixo quando estiver bem em cima do buraco
  • Vire a cabeça para cima durante o mergulho – você vai ver o céu e as árvores com nitidez

Almoço incluso

Bonito Rio da Prata Fltuação almoçoO passeio à Lagoa Misteriosa oferece um almoço no Recanto Ecológico Rio da Prata. E ele é delicioso! A comida é caseira, típica do Mato Grosso do Sul, fresquinha e com várias opções. Sem contar que os doces servidos de sobremesa são produzidos na própria fazenda. Apenas as bebidas e o que for consumido no bar não está incluso no valor do passeios. Depois do almoço, vale descansar nas redes e caminhar pela área, a não ser que você já tenha atividade marcada.

Caso o seu passeio seja no período da tarde, você pode chegar mais cedo e almoçar.

Um dos melhores passeios de Bonito

O mergulho na Lagoa Misteriosa foi um dos melhores passeios durante a viagem! É indescritível a sensação de estar lá – é aquele tipo de coisa que só vendo mesmo. Em alguns momentos, parece que estamos simplesmente voando. Lembro que um dos pensamentos que me veio na cabeça enquanto estava lá embaixo foi “isso é de verdade?”.

Infelizmente, eu esqueci o nome dos três guias que acompanharam o meu grupo, mas todos eles foram sensacionais e muito atenciosos!

  • Site da Lagoa Misteriosa aqui – não deixe de ler antes de marcar o passeio! Há diversas informações pertinentes relacionadas  à Lagoa e aos passeios
  • Veja aqui informações a respeito da localização da Lagoa Misteriosa – mais ou menos 50 km de Bonito
  • Veja aqui dúvidas frequentes
  • Leia esse post para obter mais informações a respeito de roteiro e valores dos passeios

Dicas

  • Leve repelente e protetor solar, mas passe depois da flutuação/ mergulho!
  • Não é necessário saber nadar para realizar a flutuação ou o mergulho, então não deixe de fazer o passeio por isso.
  • Caso você não tenha uma câmera subaquática, vale a pena alugar uma para a flutuação. Em relação ao mergulho, acho que vale mais a pena se você quiser muito ter suas próprias imagens, pois um dos mergulhadores faz fotos do passeio. Mas, atente a bateria e cartão de memória da máquina – saiba que o valor do aluguel não está incluso.
  • Se pretende alugar câmera, leve o seu pen drive, pois o valor do pen drive de 8 GB para descarregar as imagens e vídeos não está incluso.
  • Se você usa óculos, vá de lentes de contato – não atrapalha em nada o passeio
  • Os passeios na Lagoa Misteriosa só podem ser agendados por agências de turismo
  • No final do passeio, você pode adquirir um Pen Drive com fotos do mergulho ou da flutuação, um vídeo sobre a Lagoa, um sobre o Rio da Prata e outro sobre a Estância Mimosa.

05/08/2015

*fotos: arquivo pessoal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s